Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O sapo é um anfíbio da ordem Anura, família Bufonidae

Existem cerca de 4.800 espécies de sapos. A maioria deles vive próximo a uma fonte de água, muito embora existam sapos que vivam em ambientes úmidos que não são considerados ambientes aquáticos, como a serrapilheira de florestas tropicais úmidas. A necessidade por água é mais premente para os ovos e os girinos do sapo, e algumas espécies utilizam poças temporárias e água acumulada nos ramos de plantas, como as bromélias, como sítio de criação.




O sapo se distingue da rã pelas membranas interdigitais pouco desenvolvidas e pela pele mais seca e rugosa. Geralmente vive em ambiente mais seco.



Anfibios dependem da água para: a postura de ovos pois são sem casca e para manter a pele úmida, nescesário para a realização da respiração cûtanea onde a troca de gases é feita pela pele.A respiração cûtanea é nescesária pois a respiração pulmonar não é completamente eficiente.


Depois de alguns dias com os ovos postos de lá saem girinos que respiram por brânquias tem uma cauda e não tem pernas.Com o tempo o girino vai perdendo a cauda ,desenvolvendo pernas posteriores e anteriores e trocando a respiração branquial pelas respirações pulmonar e cûtanea até que quando terminado as transformações ele sai da água.
 
 
TÍTULO Ciclo Vital do Sapo



ÁREA Biologia SUBAREA Vertebrados






PRODUTORA Encyclopaedia Britannica Films






TEMPO 9 ANO DE PRODUÇÃO 1962






SINOPSE Os sapos pertencem a um determinado grupo de animais: os anfíbios. Seu ciclo de vida se inicia em ambiente líquido. Possuem longas pernas traseiras e pés unidos por membranas que os capacitam tanto a nadar como a pular sobre a terra. Possuem também coluna vertebral. O filme nos mostra a distribuição geográfica desses animais: sua alimentação (através de insetos voadores, que capturam com sua língua pegajosa); sua anatomia; sua reprodução e fecundação e suas fases de desenvolvimento.


Nro Fita 4


 
O maior SAPO do mundo!



11 de julho de 2009 fo pulblicado que:
Antes de falar sobre o “personagem principal”, preciso explicar que o maior sapo do mundo, não é na verdade um sapo. Trata-se de uma rã. As rãs pertencem ao mesmo grupo dos sapos que chamamos de Anfíbios Anuros (representados pelos sapos, rãs e pererecas), se caracterizam por apresentar pele lisa e membranas entre os dedos dos membros posteriores (como num pé de pato). Bom, mas as diferenças entre os anuros merecem um post a parte. Hoje, vamos falar sobre a Conraua goliath, a rã gigante!







Conraua goliath é uma espécie africana de anfíbio anuro, é encontrada numa área restrita compreendendo regiões dos Camarões e Guiné Equatorial. Pode medir até 40 cm e pesar 3 kg (nooooossa!!). Mas moradores daquela região relatam a existência desses animais ainda maiores com o dobro do peso, mas sem nenhum registro científico que comprove. De qualquer forma, esta espécie é o maior anuro existente no mundo.






As rãs Golias (como também são chamadas), possuem uma capacidade de salto impressionante, podendo saltar cerca de 3 metros de uma só vez (queria muito ver isso!), mas devido ao seu peso, elas se cansam rapidamente após dois ou três saltos. Não pra menos, né?






Mas como tudo nesse mundo é prejudicado pela ação do homem, a população das rãs gigantes tem diminuido bastante devido a destruição do seu habitat, pelo fato de serem comercializada como animal de estimação (afff!!), e como se não bastasse, são consumidas localmente como carne exótica e podem valer até três mil dólares por colecionadores dependendo do tamanho e peso.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário